1. Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Ler Mais.

[Desafio] Football Manager 2008

Tópicos em 'Desafios' iniciados por Daniel Ferreira, 7 Setembro 2018.

Football Manager Portugal
  1. Daniel Ferreira

    Daniel Ferreira Administrador
    Administrador Portista

    Registado em:
    Out 2012
    Mensagens:
    27.575
    O Fair Play lança um "guia" do Football Manager 08, lançando um desafio a ti para revisitar o jogo. A parte 1 de uma série de 12 destas crónicas! O que achas?
    O Fair Play inicia uma rubrica amplamente diferente e que pode fazer o leitor estranhar por completo: um guia do antigo Football Manager 08, uma das melhores versões da famosa saga de vídeo-jogos fabricados pela Sega. Esta rubrica assenta em alguns pontos importantes a ler:

    1- Toda a experiência aqui é a nível pessoal, sendo que o discurso será sempre directo e na forma pessoal do autor;

    2- Os artigos serão uma espécie de guia, mas toda dentro da experiência pessoal do autor. Vão acontecer derrotas, más compras, erros tácticos, apostas em jogadores menos conhecidos ou menos bons, Tentaremos sempre dar a conhecer alguns jogadores diferentes, arriscar em alguns clubes e criar uma experiência toda diferente;

    3- Convida-se ao leitor criar o seu próprio ficheiro de jogo e ir discutindo alguns pontos, mostrar tácticas, desvendar jogadores, entre outros temas de boa qualidade para um debate diferente.

    Posto isto, passemos ao episódio I da experiência de Francisco Isaac, autor do Fair Play, no Mundo do FM08.


    FM08, UM MUNDO ENGRAÇADO…SEM OS ET’S RONALDO E MESSI
    Desde já quero agradecer a todos que tiveram a paciência para passar dos pontos acima descritos para o artigo em si. É a primeira experiência a nível pessoal em termos de falar directamente para os leitores e tentarei não só apresentar alguns dados curiosos, como também descobrir outros “mundos” do FM08. É, de longe, o Football Manager que mais gostei de jogar e que ainda hoje em dia perco-me horas a jogar.

    Para mim é muito mais que um vídeo-jogo, é uma forma de viver! Peço desculpa por esta expressão, mas em honra da verdade é uma forma de estar. O FM08 tem um ecossistema tão estranho e interessante, que torna cada novo ficheiro uma experiência única. Não sei quantas horas joguei, mas tenho noção dos clubes que mais treinei até hoje: Aston Villa (tem um Ashley Young fenomenal), CS Marítimo, FC Porto (não existe e nunca existirá Hulk… mas ainda há Quaresma), Atlético de Madrid, Sheffield United, Chivas United (quando existia a franquia na MLS), Estoril-Praia, Empoli, Lazio, Liverpool, São Paulo, San Lorenzo e… é isto basicamente.

    O FM08 tem algumas particularidades muito engraçadas, caso de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Os astros de hoje em dia, que entre eles já marcaram mais de mil golos e centenas de assistências, para além de uma quantidade anormal de troféus e prémios, são no FM08 atletas de alto calibre mas bem longe do que o são na realidade.

    Aliás, CR7 é francamente melhor nos números que Messi e isso deve-se à posição que lhe é atribuída pelos criadores do vídeo-jogo: extremo-direito. Messi jogo como médio-ofensivo, com números curiosos sem serem estratosféricos. O que é curioso é que no FC Barcelona desta versão do Football Manager, Etoo e Henry são os bosses dos catalães, com golos e mais golos.

    Seria talvez mais fácil fazer este artigo em vídeo no youtube, contudo pensamos que será um conteúdo minimamente diferente e cativante. Para primeira experiência escolhi treinar o FC Porto. Porquê? Não tem a ver com a maior clubística (apesar de ser adepto dos azuis-e-brancos, gosto mais de me concentrar na modalidade em geral, vendo o futebol com outras tonalidades), tem sim a ver com o facto de ser um clube com algum dinheiro e poder de compra, para além dos jogadores mais reputados como Quaresma, Lucho Gonzalez e Meireles garantem bons fundos logo na abertura do jogo.

    É um plantel pejado de jogadores, na verdadeira assumpção da palavra, com vários atletas a precisarem de dar um rumo à sua carreira. Pior que tudo, é que um dos melhores extremos-esquerdos portugueses desta versão dos Football Manager, está cedido por empréstimo: Hélder Barbosa. Pessoalmente, monto também a equipa a pensar nos regressados da temporada seguinte, porque são efectivamente de boa qualidade.

    Quando falo do FC Porto, o SL Benfica e Sporting CP padecem dos mesmos problemas em termos do excesso de jogadores. O plantel com que se inicia o jogo é o seguinte

    [​IMG]
    Foto: Football Manager 08
    As minhas dispensas ficam feitas num par de semanas (inclui transferências que fiz um pouco contra a minha vontade, mas os milhões convenceram a direcção de Pinto da Costa) e reforços também antes da Supertaça. Deixo aqui os principais destaques, uma vez que ainda dispensei mais uns quantos atletas para a equipa sub-20 que estavam inicialmente no plantel principal (André Castro, André Pinto, Valter Fernandes, etc).

    [​IMG]
    Foto: Football Manager 08
    Aílton, Babovic, Santacroce e Sören Halfar, conhecem? O brasileiro é um avançado do Copenhaga que tem faro de golo, marca belíssimos golos a partir de livre directo, rápido e com um belo drible. Babovic é um sérvio de 20 anos com um toque de bola muito interessante e que logo no FM08 tem alguns pontos bastante bons: 16 drible, 17 técnica, 17 de trabalho sem bola, 16 de decisões, 17 de trabalho de equipa, etc. É um reforço de qualidade.

    Para a defesa investi nas vindas do central italiano de 20 anos, Fabiano Santacroce, e do alemão de 21, Sören Halfar. O primeiro tem categoria no centro da defesa enquanto que Halfar é um lateral que se jogar minutos suficientes acabará por ser um jogador de confiança e de qualidade no apoio ao ataque.

    Montei a equipa para actuar num típico 4-1-4-1, onde os extremos ficam com um ligeiro avanço no terreno. Então é, com Hélton na baliza, Bosingwa, Halfar, Bruno Alves, Milan Stepanov no eixo defensivo, Paulo Assunção, Ricardo Quaresma, Daniel Carvalho, Babovic no meio-campo e Aílton/Postiga no ataque que começo a pré-temporada e Supertaça.

    Em termos de detalhes tácticos, meti a equipa virada totalmente para o ataque, com um timing de jogo rápido, sem perda de tempo, uma defesa profunda mas com a equipa a querer pressionar logo no primeiro momento. Isto funciona bem na BWIN Liga (ainda se recordam da designação?) e nas competições europeias depende muito dos adversários que apanham.

    Para fechar esta primeira página, nada melhor que uma vitória na Supertaça frente ao Sporting CP… 3-1, jogo completamente dominado, pois até aos primeiros 45 minutos o clube de Alvalade tinha feito zero remates, enquanto que este super FC Porto já ganhava por 2-0, graças a dois remates certeiros de Ricardo Quaresma. Na segunda metade do encontro, bastou um golo fenomenal de Aílton (é um avançado de grandes golos) para “fechar” o primeiro troféu desta caminhada.

    Esta foi assim a primeira fase desta experiência nº1 do FM08. Admito desde já que posso vir a repetir alguns jogos… é um cheat legítimo (não me julgem). Contudo, para não me censurarem vou ter um limite máximo de repetições: 6. Após este número ter findado, fico entregue à sorte do jogo, que para alguns é facilmente manipulável quando conseguem efectivamente mexer bem nos treinos, alterar as tácticas e formular um plantel tão sólido que é impenetrável.

    Gostava que alguns de vós tentassem agarrar o Sporting CP, SL Benfica ou SC Braga numa experiência similar e fossem partilhando a vossa experiência. Podem deixar nos comentários do artigo ou do facebook com fotos incluído.

    [​IMG]

    https://fairplay.pt/fp/fm08-um-desafio-os-fas-gamers-pt-1/
     
    #1
  2. Zeus

    VIP Pequenos Importantes

    Registado em:
    Jul 2012
    Mensagens:
    3.714
    A treinar:
    Cardiff City Football Club
    Im in :prayer:
    o 08 por acaso já nao jogo desde que saiu o 09, mas vamos la a isso

    [​IMG]
     
    #2
    Última edição: 8 Setembro 2018
  3. João Pimenta

    Portista

    Registado em:
    Jul 2013
    Mensagens:
    1.258
  4. Zeus

    VIP Pequenos Importantes

    Registado em:
    Jul 2012
    Mensagens:
    3.714
    A treinar:
    Cardiff City Football Club
    Afinal, optei por fazer save no Benevento, esta na Serie C2.

    Tive um pouco de dificuldades a montar a equipa, visto que não posso contratar jogadores extra-comunitários, mas lá consegui a promoção direta a C1.
    Se não fosse essa tal restrição, teria contratado o mítico Sherman Cardénas, que pena.

    [​IMG]
    [​IMG]

    Se tiverem curiosidade para ver alguém, é só dizer que eu posto SS
     
    #4
    Última edição: 8 Setembro 2018
    João Pimenta gosta disto.
  5. Zeus

    VIP Pequenos Importantes

    Registado em:
    Jul 2012
    Mensagens:
    3.714
    A treinar:
    Cardiff City Football Club
    E lá consegui o craque, Cárdenas é meu ate 2013.
    [​IMG]

    Na liga, um ataque devastador permitiu-nos a subida a segunda liga Italiana, com 105 golos, mas, por outro lado, fomos a terceira pior defesa :loel:

    [​IMG]
     
    #5
    João Pimenta gosta disto.
  6. Mingos

    Mingos Administrador
    Administrador Portista

    Registado em:
    Out 2011
    Mensagens:
    9.604
    Uish, Cardenas! De resto, só conheço o Chipciu que foste buscar ao Brasov.

    Duas subidas diretas, agora na Série B será complicado.
     
    #6
  7. Saivet

    Portista

    Registado em:
    Mai 2012
    Mensagens:
    819
    O pá, vender o lucho e o lisandro pro Benfica :facepalm:
     
    #7